segunda-feira, 7 de junho de 2010

II FAMAFEST ocorre nos dias 14 e 15 de junho

Universidade Federal de Goiás
FAMAFEST: EXTENSÃO, CINEMA E LITERATURA

O Projeto de Extensão Cinema e Literatura é fruto do projeto de Pesquisa do mesmo nome, que há alguns anos vem reunindo alunos e professores para pensarem a confluência destas duas linguagens na compreensão da cultura contemporânea. A recente reforma curricular no curso de Comunicação Social permitiu que a pesquisa fosse oferecida também como disciplina de núcleo livre o que acabou por despertar o interesse de alunos de outros cursos e também de áreas de estudos distintas.

A evolução para o projeto de extensão reuniu outras parcerias, e com o apoio da Proec e com a parceria da Faculdade de Letras, juntou-se ao projeto o cineasta português, Lauro Antônio Corado, criador e curador de festivais internacionais, que há doze anos desenvolve o Famafest, o primeiro festival de Cinema e Literatura de que se tem notícia. A extensão teve início no ano passado, quando reunimos um público interessado em conhecer trabalhos específicos do cinema português em homenagem à sua literatura. Neste ano homenagearemos o idealizador do Famafest e o escritor Vergílio Ferreira, apresentando a adaptação para o cinema de Manhã Submersa, publicado em 1953 e uma das grandes obras deste escritor galardoado com o prêmio Camões, morto em 1996. O filme de Lauro Antônio que manteve o nome da obra literária foi realizado em 1980 e é considerado um dos grandes filmes que marcaram a década de ouro do cinema português.

A expectativa é que a extensão do Famafest na UFG se firme como mostra e possa abrigar no futuro uma mostra competitiva com produções goianas que incentivem um nicho de produções que unam escritores goianos e cineastas. Várias experiências já a precedem, Miguel Jorge, Bernardo Élis, Carmo Bernardes, Gil Perini, Hugo de Carvalho Ramos, Cora Coralina e muitos outros escritores já tiveram sua obra elaboradas para o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário