terça-feira, 18 de maio de 2010

UFG promove palestra com Luc Vankrunkelsven

Escritor belga lança livro e debate na UFG dia 26 de maio produção, mercado e impacto da
soja no Brasil e no mundo.

O Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) em parceria com o Diretório Acadêmico de Comunicação da UFG recebem o escritor belga Luc Vankrunkelsven em Goiânia para palestra e lançamento do seu novo livro: “Brasil – Europa em fragmentos?” (Cefuria, Curitiba, 2010).
O evento será realizado nos dias 26 de maio às 9h no Auditório da Biblioteca Central, Campus II da UFG e no mesmo dia às 19h30 na Faculdade de Direito da UFG – Praça Universitária. A entrada é franca e aberta ao público.
Perfil
Luc Vankrunkelsven divide-se, desde 2003, entre trabalhos no Brasil e na Europa. É consultor independente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf), para a formação de lideranças sobre a Organização Mundial de Comércio (OMC). Fundador da Wervel na Europa, que trabalha para uma agricultura justa e sustentável. É, também, autor de oito livros, dois deles sobre produção, mercado e impacto da soja: Aurora do Campo: Soja Diferente e Navios que se cruzam na calada da noite, alem do que está sendo lançado no evento.
Seu intercâmbio entre Brasil e Europa dotou o escritor de uma vasta capacidade de analisar os processos produtivos dessas regiões e diagnosticar os problemas e precauções no cultivo da soja. Com isso, o evento traz a oportunidade de discutir o grande desafio da agricultura na busca por alternativas de produção sustentáveis e ambientalmente corretas.
A visita de Luc Vankrunkelsven a Goiás é de notável importância, dada a condição do Estado, de grande produtor de soja, por meio da monocultura e cultivo de versão transgênica do grão. O escritor traz a possibilidade de discussão, seja ela acadêmica, ou, na prática, com agricultores, trabalhadores
rurais e a comunidade.
Na contracapa do novo livro de Luc Vankrunkelsven, a professora da Universidade Federal de Goiás, Lisbeth Oliveira traz considerações sobre a realidade da monocultura que invade o cerrado goiano:
“... A soja, o milho e outras monoculturas têm avançado brutalmente sobre o cerrado goiano, modificando a paisagem, destruindo habitats, reduzindo a biodiversidade local. Neste cenário de devastação, as reflexões de Luc Vankrunkelsven são uma contribuição preciosa para uma revisão urgente do papel que cada um de nós tem neste universo, na busca de um novo paradigma que concilie necessidades econômicas e sociais à preservação ambiental que valorize iniciativas de cultivo advindas de uma agricultura justa e que aponte para a construção de sociedades de fato sustentáveis e de responsabilidade global.”

Assessoria de Comunicação:
Lisbeth Oliveira – Tel. 9633.4801
Mário Braz – Tel. 8598.4665
Péricles Carvalho - Tel. 9969.1861

Nenhum comentário:

Postar um comentário